Coloquei um pouco de “Chilli Peppers” anunciando neste Blog, a vinda de Elza Soares para o Carnaval Multicultural de São Luís. A informação foi passada porque vi com meus olhos de Jesus Cristinho a notícia oficializada em um “flyer”.
Agora, se perguntarem sobre a vinda de Elza Soares para os quatro dias gordo do Carnaval de São Luís, já não saberia lhe responder. Uma coisa garanto a cidade vai vivenciar uma Folia Multifacetada com espaço pras coisas locais e de fora.
Inconformismo
Não sei como funciona essa história de editais públicos, gerando descontentamento em alguns setores da cadeia produtiva de quem faz a festa no Estado, mas acho a iniciativa boa e vamos abraçar a ideia.
É natural a resistência, o inconformismo, mas que tal rever conceitos, dialogar e agir com bom senso diante da atual conjuntura carnavalesca. Esta troca de informação. Este intercâmbio cultural soma, e quem ganha com isso é o folião, que no fundo, quer apenas diversão.
Não quero ser redundante. Gente, o mundo gira e não podemos ficar eternamente deitados em bêrço esplêndido, zona de conforto. Essa fórmula de fazer carnaval misturando tudo, já acontece há anos em outros locais, onde a festa é representativa.
Não podemos, jamais, caminhar na contramão da história. Sejamos adaptáveis às mudanças. Entendo o que é hoje modernidade amanhã vira tradição.
Portanto, viva o carnaval, essa festa que, segundo o poeta Gil, “é a invenção do Diabo que Deus abençoou”.
Enfim, se é ou não, vejo como uma celebração plural que contagia o Brasil do Oiapoque ao Chuí. E São Luís mantém a sua tradição carnavalesca, mas já pede passagem, já algum tempo, para beber na fonte de outras vertentes sonoras. Enfim, o mundo está ou não globalizado ?
Programação
E no carnaval oficial, da ilha do amor, Patrimônio da Humanidade e, também, da folia, que será realizado entre os dias 9 e 13 de fevereiro, em pontos estratégicos da capital maranhense, a programação começa a ser definida.
No Circuito Madre Deus e Beira Mar, ocorrerá o Carnaval de rua com a presença de grupos de blocos tradicionais, alternativos e organizados, turmas de samba, tambor de crioula, além de shows de artistas maranhenses. No sábado (10), vai rolar um bailinho infantil no APA do Itapiracó e na Praça da Lagoa da Jansen.
No Circuito Beira Mar, irá rolar uma programação bastante variada com os blocos Jegue Folia, Blocão do Bicho Terra, Trio Confraria do Copo, Bloco Sem Limite, Bloco 24 por 48, Bloco Sou do Povão, Bloco Samba di Rua, Bloco do Reggae GDAM e Blocão do Jacaré.
No mesmo circuito, outros blocos locais e shows nacionais foram anunciados. Entre eles, estão: o Bloco do Lamparina, que contará com shows de Manobloco, Gaby Amarantos e Pinduca; o Bloco No Cangote da Serpente, com Criolina e convidados especiais; e o bloco Bittencá e Acolá, com Flávia Bittencourt, Bicho Terra e convidados; e o Bloco Samba, Carnaval e Argumento, com Péricles, Grupo Argumento e Fundo de Quintal.
Outras atrações ainda serão reveladas em breve. Viva a Diversidade com coerência !