Mulheres que transformam São Luís em documentário

Você já ouviu falar em “Empreendedorismo social”?

Para divulgar a ideia, será lançado no próximo dia 30, terça-feira, no Cine Praia Grande, o documentário maranhense “Mulheres que Transformam a Ilha”, que vai contar a história de empreendedoras que geram desenvolvimento e impacto social positivo em São Luís por meio de suas iniciativas.

Mulheres empreendedoras que transformam a ilha. Foto: Divulgação

O documentário faz parte do projeto Su casa, Mi causa, que nasceu em abril de 2017 com a intenção de usar o audiovisual para contar histórias de empreendedores sociais. O termo “empreendedorismo social” designa uma forma de empreender com a missão de gerar impacto positivo para o enfrentamento de problemas sociais, como falta de acesso a educação, baixa geração de renda, dar acesso serviços básicos de saúde, dentre outros.

– Reconhecer o trabalho das mulheres que já fazem esse tipo de trabalho e inspirar outras pessoas é o propósito do documentário, além de destacar a força da mulher em seus diferentes contextos e realidades sociais. Esse material fala de São Luís, mas trata de um cenário que pode ser encontrado em qualquer parte do país – afirma Monique Moraes, idealizadora do projeto Su Casa Mi Causa.

A equipe técnica é formada por quatro mulheres: Monique Moraes (produtora), administradora e idealizadora do Su casa, Mi causa; Quilana Viégas (videomaker), fotógrafa e produtora na Arroz de Cuxá Produções; Ingrid Barros (videomaker), fotógrafa, advogada e editora no site Sobre o Tatame; Luiza Fernandes (editora), jornalista e produtora na Mirima Produções.

O documentário, também, ficará disponível no Youtube, no canal do projeto Su casa, Mi Causa.
Contatos: sucasamicausa@gmail.com

Perfil da Idealizadora

Monique Moraes é bacharel em Administração pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e atualmente cursa especialização em Impacto Social pelo Instituto Amani (São Paulo). Começou a atuar no setor social desde a graduação, passando pela AIESEC e CHOICE (programa da ong Artemísia). Em 2015, fez parte da equipe do Instituto de Cidadania Empresarial do Maranhão (ICE-MA), onde atuou como Analista de Responsabilidade Social.

Em 2017, atuou como curadora do TEDxRuaPortugal, evento que apresentou personalidades de São Luís e suas causas. Atualmente, empreende o Su casa, Mi causa para ajudar a disseminar o conceito de empreendedorismo social no Maranhão e no Brasil.

Sinopse

Mulheres que Transformam a Ilha

As diferentes realidades das mulheres empreendedoras sociais no contexto de São Luís-MA, é o tema central desse trabalho. O documentário destaca os desafios que a mulher ainda enfrenta para empreender, seja por questões financeiras, por falta de acesso a melhores oportunidades, ou pela desigualdade de gênero.

Em 32 minutos de filme, os relatos tocam em pontos importantes para o desenvolvimento do empreendedorismo social no cenário local, além de destacarem o que já está sendo feito e dando certo. Os relatos são pessoais, de mulheres que atuam como empreendedoras, pesquisadoras ou ligadas a organizações de fomento.

E ainda que o cenário não seja o esperado, essas mulheres deixam clara a força que a coletividade tem para transformar.

Serviço:

O quê: Lançamento do documentário maranhense “Mulheres que transformam a Ilha”
Quando: 30 de janeiro de 2017, terça-feira, às 20h
Onde: Cine Praia Grande, Centro de Criatividade Odylo Costa Filho, Rampa do Comércio, 200, Praia Grande, São Luís, MA

Comentários Facebook

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *