Fundo de Quintal e Péricles no Carnaval de São Luís

O Fundo de Quintal, um dos grupos mais renomados do samba, também marca presença no Carnaval do Circuito da avenida Beira-Mar. Eles dividem o palco com o cantor Péricles na terça-feira Gorda de Carnaval (13).

Fundo de Quintal e Péricles. Foto: Divulgação

Em entrevista, Ubirany, um dos integrantes do Fundo de Quintal, fala da experiência em participar pela primeira vez do Carnaval de Rua de São Luís.

– Essa será uma das melhores e inesquecíveis experiências para gente, que é poder tocar numa terra tão vibrante como o Maranhão, durante o carnaval. Um povo cheio de calor e receptividade. A gente se identifica muito. Em todos os shows que já fizemos em São Luís, as casas estiveram cheias e nesse carnaval não vai ser diferente, vamos encher essas ruas do Centro Histórico”, antecipa Ubirany.

O sambista relembra que o grupo foi formado na década de 1970 dentro do bloco carnavalesco Cacique de Ramos, em Olaria, subúrbio da cidade do Rio de Janeiro.

– Foi lá que Beth Carvalho no encontrou. Surgimos no meio do carnaval, fazendo essa festa tão gostosa que vive até hoje e que ressalta o samba de raiz – reforça Ubirany.

Além do sambão de raiz, como chama o músico, Ubirany diz que existem clássicos que não podem deixar de ser tocados em suas apresentações:

– O show tem que continuar” e “A amizade” estão entre elas. “Se fizermos um show e não colocarmos essas músicas, o público não deixa a gente ir embora”, fala aos risos.

No trio elétrico, estarão Bira (pandeiro e voz), Sereno (tantã e voz), Ubirany (repique e voz), Ademir Batera (bateria), Marcio Alexandre (cavaco e voz) e Júnior Itaguaí (banjo e voz). Eles soltarão a voz e apresentarão uma seleção de sucessos que marcaram os 42 anos de estrada do grupo, recém-completados em janeiro deste ano.

A primeira formação do conjunto de samba tinha Almir Guineto, Bira Presidente, Jorge Aragão, Neoci (filho do célebre compositor João da Baiana), Sereno, Sombrinha e Ubirany. Eles se reuniam sempre às quartas-feiras para fazer um som que começou a atrair a atenção de gente importante do mundo do samba.

O grupo tocava músicas de grandes sambistas e composições próprias, inovando na maneira de falar do cotidiano e sempre com um ritmo diferente, por meio da utilização de instrumentos até então incomuns nas rodas de samba, como o banjo com braço de cavaquinho (criado por Almir Guineto), o tantã (criado por Sereno) e o repique-de-mão (criado por Ubirany) .

Beira-Mar

O Circuito Beira-Mar vai agitar o Carnaval em São Luís a partir do domingo (11), quando se apresentam o Grupo Lamparina, Gaby Amarantos e Pinduca, entre outros. Na segunda (12), é a vez de Criolina e Elza Soares. E na terça (13), vêm Péricles e Fundo de Quintal.

Fonte: Secap

Comentários Facebook

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *