Como é louvável a presença dos blocos movimentando o Carnaval de Rua de São Luís. E entre as opções pra quem gosta de se jogar na folia é a Serpentina, movimento que nasceu no 2016 para resgatar alegria do Carnaval de rua através da sua musicalidade e irreverência.
Serpentina, como o próprio nome sugere, é uma serpente de 15 metros de comprimento confeccionada de armação de arame com papel reciclado e coberta com tecido de chita – o mesmo usado por coreiras no tambor de crioula – onde é conduzida por até 12 pessoas que ficam embaixo dos módulos dando vida e movimento à Serpente.
O movimento faz referência à lenda da serpente adormecida na Fonte do Ribeirão e também lugar de partida da Serpentina. Sua finalidade é aproximar o público em geral e principalmente as crianças dos monumentos históricos e suas ruas de paralelepípedos e pedras de cantaria, transformando esse cenário em brilho e magia para o público.
Serpentina tem suas próprias composições e letras. Musicalidade que faz alusão à nossa cidade e seu patrimônio histórico. Tudo isso composto por instrumentos de corda, percussão e sopro. Todo esse conjunto se torna uma experiência única de imersão à cultura e a arte de brincar. Serpentina já é um xodó das crianças.
Pra quem tá a fim de brincar na Serpentina, eis a agenda do bloco:
– Cortejo, sábado (10/2), na Fonte do Ribeirão, Centro Histórico de São Luís, a partir das 16h
– Na segunda-feira (12/2), a partir das 16h, tem Serpentina saindo da Fonte do Ribeirão rumo ao Laborarte, na rua Jansen Muller, no Centro Histórico de São Luís.