Rufar dos Tambores – Festival de Percussão de São Luís acontece na próxima sexta, dia 27 de julho no Centro de Criatividade Odylo Costa Filho. Evento homenageia o instrumentista Papete e terá shows de 11 grupos, além de feira de livros, discos e instrumentos e oficinas.
O Rufar dos Tambores – Festival de Percussão de São Luís será aberto com o grupo Couro e Mão, reunindo os precursores da percussão maranhense, e encerrado com o espetáculo Encantarias, que mistura cultura popular com jazz e música erudita. As outras nove atrações são: Toque de Mãos, Yluguerê, Afoxé Mina, Batuque de São Benedito (Carutapera), Boi Brilho da Sociedade (Cururupu), Abanijeun (Tambor de Taboca da Casa Fanti Ashanti), Carlos Pial, Terecô de Igaraú e Divina Batucada.
Os shows acontecerão das 18h às 22h na área coberta do Odylo Costa Filho, que abrigará também feira e oficinas a partir das 15h. O evento, realizado pela Pegada Produções, será apresentado por Cris Campos, do grupo Afrôs, e vai homenagear o maranhense Papete, músico que divulgou os ritmos maranhenses no Brasil e exterior.
– Teremos 11 grupos no palco, cada um tocando de 15 a 20 minutos, mas vamos fazer como se fosse um grande show, criando uma unidade entre as bandas e artistas e apresentando aos poucos os instrumentos da cultura popular com suas particularidades – afirma Luiz Claudio Farias, idealizador e diretor artístico do festival.
Rufar dos Tambores – Festival de Percussão de São Luís
Local: Centro de Criatividade Odylo Costa, filho – Praia Grande
Data: 27 de julho de 2018, das 15h às 22h
Programação:
Oficina de Tambor de Crioula – das 15h às 17h – Com o Tambor de Crioula de Mestre Leonardo
Oficina de Pandeirões – das 15h às 17h – Com Carlos Pial
Feira – das 15h às 22h, Instrumentos artesanais, livros, vinis e CDs sobre os ritmos do Maranhão e comidas
Receptivo – das 17h às 18h
Tambor de Crioula de Leonardo e Boi da Ilha Turino do Alto
Shows – das 18h às 22h
Show Couro e Mão, Toque de Mãos, Instituto Yluguerê, Afoxé Mina
Batuque de São Benedito (Carutapera), Boi Brilho da Sociedade (Cururupu)
Abanijeun (Tambor de Taboca da Casa Fanti Ashanti), Carlos Pial
Terecô de Igaraú, Divina Batucada e Encantarias – Luiz Claudio e Banda Fio da Teia