São Luís e Caxias recebem a 20ª edição do Sonora Brasil

Realizado pelo Sesc, a vigésima edição do Sonora Brasil – maior projeto nacional de circulação musical – apresenta em agosto o tema “Bandas de Música: formações e repertórios”.

Corporação Musical Cemadipe, Goiânia (GO). Foto: Divulgação

A programação traz a são Luís e Caxias as bandas Corporação Musical Cemadipe de Goiás, Sociedade Musical União Josefense de Santa Catarina, A Banda Manauense do Amazonas e o Quinteto de Metais da UFBA.

São quatro formações distintas, sendo três representando os grupos tradicionais que se apresentam nas ruas e praças e um representando o segmento da música de concerto com repertório inspirado na sonoridade das bandas.

Em formato de mostras musicais, o projeto Sonora Brasil, do Departamento Nacional do Sesc, circula em São Luís de 24 a 27 de agosto e em Caxias de 26 a 29 de agosto, com apresentações gratuitas na Escola de Música do Maranhão Lilah Lisboa, Anfiteatro Beto Bittencourt ao lado do Odylo Costa,filho, Auditório do Sesc Caxias e Praça Duque de Caxias.

O Sonora Brasil é um projeto temático que tem como objetivo trazer ao público expressões musicais pouco difundidas que integram o amplo cenário da cultura musical.

A proposta é despertar um olhar crítico sobre a produção e sobre os mecanismos de difusão de música no país. A ação possibilita às populações contato com a diversidade da música brasileira e contribui para o conjunto de ações desenvolvidas pelo Sesc, visando à formação de plateia.

Todas as apresentações são essencialmente acústicas, valorizando a qualidade sonora das obras e de seus intérpretes. Desde sua criação em 1998, o Sonora Brasil já realizou 5.319 apresentações de 80 grupos, alcançando cerca de 520 mil espectadores.

Grupos

CORPORAÇÃO MUSICAL CEMADIPE (APARECIDA DE GOIÂNIA/GO)

A Corporação Musical Cemadipe, criada em 2005, é uma banda formada por jovens de Aparecida de Goiânia, que participam de um projeto social local existente desde 2001.

Na composição do panorama apresentado no Sonora Brasil, a Cemadipe representa as bandas civis que lidam com repertórios de marchas e hinos. Formada por naipes de metais e percussão, abordará repertórios de relevância histórica, com atenção especial a compositores goianos, e instrumentos de fanfarras.

SOCIEDADE MUSICAL UNIÃO JOSEFENSE (SÃO JOSÉ/SC)

Fundada em 1876, a partir da fusão de três antigas bandas, a União Josefense é uma das mais antigas do estado de Santa Catarina.

Formada por 28 músicos, desenvolve repertório variado, transitando por arranjos e adaptações de música popular e erudita, mas também domina repertórios tradicionais que envolvem marchas, hinos, dobrados e músicas ligadas a festividades religiosas.

A banda mantém uma escola de música que oferece aulas gratuitas de instrumentos de sopro e percussão a jovens maiores de 12 anos e, em 2016, recebeu o título de Patrimônio Cultural Imaterial de São José.

No contexto do projeto Sonora Brasil, seu papel é o de apresentar repertório composto originalmente para bandas de música com especial atenção aos dobrados e marchas religiosas, também cabendo ao grupo ilustrar a fase de transição na história das bandas quando se tornou habitual a inclusão de gêneros populares dançantes, típicos do ambiente das gafieiras.

BANDA MANAUENSE (Manaus/AM)

Formado em 2015, o grupo é inspirado na Bandinha de Altamiro Carrilho, que era caracterizada como uma formação compacta, composta pelos naipes de madeiras, metais, percussão e um instrumento harmônico, no caso o banjo, e que nas décadas de 1950 e 1960 fez grande sucesso nas rádios tocando repertório de valsas, choros, maxixes, marchas-rancho e outros ritmos populares.

A sonoridade do grupo e o repertório também fazem referência aos antigos ranchos carnavalescos que precederam os blocos de carnaval e as escolas de samba no carnaval carioca, dos quais Ameno Resedá é o mais lembrado até os dias de hoje.

No projeto Sonora Brasil o grupo traz ao público um recorte muito específico derivado das bandas tradicionais de origem militar. Essas formações, de um modo geral, contavam com a participação de músicos oriundos dessas bandas e os repertórios ganharam contornos próprios à formação e ao contexto social no qual os grupos estavam inseridos. Faz parte do programa de concerto do grupo repertórios relacionados a festividades populares da região amazônica.

QUINTETO DE METAIS DA UFBA (SALVADOR/BA)

O quinteto de metais tradicional é um conjunto de câmara formado por dois trompetes, uma trompa, um trombone e uma tuba, instrumentos que integram o naipe de metais das orquestras sinfônicas.

Trata-se de um dos conjuntos de câmara mais tradicionais no campo da música de concerto. No Brasil é um fato incontestável que um grande número de instrumentistas de sopro, especialmente no naipe de metais, obteve sua formação musical de base nas bandas marciais – filarmônicas, escolares, etc.
Muitos, inclusive, são naturais de cidades do interior onde as sociedades musicais são, muitas vezes, o único ou o mais acessível caminho para quem deseja estudar música. Esse histórico cabe também ao Quinteto de Metais da UFBA, cujos integrantes vivenciaram exatamente este percurso.

A inclusão de um quinteto de metais nesta edição do projeto Sonora Brasil tem por objetivo apresentar repertórios compostos para esta formação, no âmbito da música de concerto, que apresentem influências da sonoridade interiorana das bandas tradicionais.

Repertórios encontrados, de um modo geral, na obra de compositores que também vivenciaram este percurso como instrumentistas, partindo, posteriormente, ao estudo acadêmico dedicado à composição.

PROGRAMAÇÃO

São Luís – MA

Quinteto de Metais da UFBA (BA)
Data: 24 de agosto/2018 (Sexta-Feira)
Local: Auditório da Escola de Música do Maranhão Lilah Lisboa
Rua da Estrela s/n
Horário: 19h
Oficina: Auditório da Escola de Música do Maranhão Lilah Lisboa
Horário: 16h às 18h

Sociedade Musical União Josefense (SC)
Data: 25 de agosto/2018 (Sábado)
Local: Anfiteatro Beto Bittencourt – PRAIA GRANDE
Horário: 17h

Corporação Musical Cemadipe (GO)
Data: 26 de agosto/2018 (Domingo)
Local: Anfiteatro Beto Bittencourt – PRAIA GRANDE
Horário: 17h

Banda Manauense (AM)
Data: 27 de agosto/2018 (Segunda-Feira)
Local: Anfiteatro Beto Bittencourt – PRAIA GRANDE
Horário: 17h

Caxias – MA

Quinteto de Metais da UFBA (BA)
Data: 26 de Agosto /2018 (Domingo)
Local: Auditório do Sesc Caxias
Horário: 19h

Sociedade Musical União Josefense ( SC)
Data: 27 de Agosto /2018 (Segunda-feira)
Local: Praça Duque de Caxias (Praça da Uema)
Horário: 19h

Corporação Musical Cemadipe (GO)
Data: 28 de agosto/2018 (Terça-feira)
Local: Praça Duque de Caxias (Praça da Uema)
Horário: 19h

Banda Manauense (AM)
Data: 29 de agosto/2018 (Quarta-feira)
Local: Praça Duque de Caxias (Praça da Uema)
Horário: 19h

Comentários Facebook

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *