Festival Mercado das Tulhas, de terça a quinta, em São Luís

O Mercado das Tulhas, tradicional espaço de venda de produtos tipicamente maranhenses, na Praia Grande, dá nome ao festival gastronômico, com participação de chefs nacionais, que ocorre de terça-feira (28/8) a quinta-feira (30/8), no Centro Histórico de São Luís. O Festival Mercado das Tulhas terá sua programação aberta ao público. Clique aqui e saiba a programação

Juçara: gastronomia maranhense no Festival Mercado das Tulhas. Foto: Divulgação

Durante três dias, chefes de cozinha de várias partes do país estarão na capital maranhense para realizarem workshops, palestras, aulas, cozinha show, voltadas para a área da gastronomia, sempre levando em consideração os temperos e essências típicos do Maranhão.

A culinária maranhense é rica em cores, texturas e sabores. Os temperos locais têm forte influência dos povos franceses, holandeses, portugueses, africanos e indígenas. A junção desses elementos faz da cozinha do Maranhão um atrativo para turistas que sempre aprovam as comidas típicas do estado. A cozinha maranhense tem sua peculiaridade e isso a torna única e muito procurada por várias pessoas.

O Festival Mercado das Tulha é promovido pela Associação Maranhense de Artesãos Culinários (Amac) e, de acordo com Júnior Ayoub – um dos organizadores do evento -, tem como objetivo promover o intercâmbio de sabores e saberes da tradicional culinária do Maranhão, presentes em suas festas e ritos da cultura popular e as tecnologias da gastronomia contemporânea, promovendo e diversificando fluxos econômicos para a cultura e o turismo.

Além disso, o evento tem como finalidade promover experiência, a partir da dinâmica cultural presente no cotidiano da Casa das Tulhas em São Luís, um dos palcos do evento.

– A ideia é que o festival não aconteça de forma isolada e pontual, mas que seja o momento em que todas as atividades realizadas durante o período sejam apresentadas e demonstradas como produto de uma cadeia vertical de estudo, pesquisa e desenvolvimento – explica Júnior Ayoub.

Entre os chefs de cozinha que estarão no Festival Mercado das Tulhas estão Ângela Sicília, Beto Bellini, Carlos Tossi, Ciça Roxo, Cumpade João, Dani Dahoui, Fred Caffarena, Guga Rocha, Isadora Fornari e Ro Gouvea.

SAIBA MAIS

Mercado das Tulhas ou Feira da Praia Grande é um dos principais pontos da história de São Luís. Sendo um dos principais locais de venda dos principais produtos da culinária maranhense, o mercado será um dos palcos da programação do Festival.

No coração da Praia Grande, bairro histórico de São Luís, o espaço está imponente, com seus atrativos, mostrando toda a beleza da construção datada do século XIX.

SERVIÇO:

O QUE: Festival Mercado das Tulhas
QUANDO: Dias 28, 29 e 30 deste mês, das 10h às 20h30
ONDE: Mercado das Tulhas e Grand São Luís Hotel

Comentários Facebook

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *