O curta metragem VENTO MENINO vai representar o Maranhão no 8º Festival Sergipe de Audiovisual – SERCINE, que será realizado em Aracaju, em novembro.
O filme já conquistou para o Maranhão 2 prêmios na Mostra Competitiva Nacional de Curtas Metragem do último Festival Guarnicê de Cinema do Maranhão, em junho deste ano, competindo com filmes de todo o Brasil: -Melhor Ator – Concurso Nacional de filmes de Curta Metragem (Zé Ignácio) e Melhor Ator Coadjuvante – Concurso Nacional de filmes de Curta Metragem (Aziz Junior).
Vento Menino também representou o cinema maranhense no Festival de Cinema -Curta Pinhais, no Paraná, em realizado em abril.
Baseado em uma história real, que aconteceu na cidade de Primeira Cruz, interior do Maranhão, o filme mostra um grande amor entre pai e filho, adornado pela brisa do vento e a imensidão do mar, narrando, poeticamente, a história de Piaba, um menino com problemas de visão, mas de uma sensibilidade tão grande, que é capaz de “ler” o vento. Isso desaperta sentimentos de espanto, admiração e susto nos moradores de uma tranquila vila de pescadores.
O filme tem roteiro/direção de Edemar Miqueta, cineasta paranaense radicado em São Luís desde 2013; direção de fotografia de Evandro Martins, fotógrafo paulista também radicado desde 2013 em São Luís; direção de produção de Nina Aragão, jornalista e produtora audiovisual; e produção executiva de Bianka Marques – professora, atriz e produtora. No elenco: Brandon Alex (Piaba), Aziz Júnior (Camilo), José Ignácio (Ribamar), Lilian Cutrim (Cidinha), Lúcia Gato (Juraci) e Rosa Ewerton Jara (Rosa).