A União Brasileira de Mulheres do Maranhão (UBM) realiza neste sábado (25/5) e (26/5), o Seminário “Mulheres no Futebol: Os impactos das novas regras da CBF para o futebol feminino” e o 1º Torneio de Futsal feminino da UBM.
Apesar de todas as conquistas e o talento de suas atletas, o futebol feminino não recebe um tratamento à altura de sua importância. Os investimentos são ínfimos. Não há uma política nacional sistêmica, nem planejamento.
Enfim, ainda, reina no Brasil uma neblina de preconceito com o
futebol jogado por mulheres, que prejudica sua promoção nas escolas, nos equipamentos esportivos e no conjunto da sociedade. Também é possível observar a exclusão de mulheres de comissões ténicas, de gestoras, em grande maiorias dos clubes brasileiros.
Segundo a UBM, o seminário objetivo é reconhecer a importância do futebol feminino, além de discutir uma política e planejamento para a modalidade esportiva.
– Investir em times femininos dentro de suas equipes, e assim, a UBM acredita ser necessário reunir ideias e recursos para ampliar o entendimento da situação do futebol feminino no Brasil – pontua a exemplificando o Maranhão – pontua a entidade.
SERVIÇO:
Programação:
Sábado 25/05 – 14h às 18h – Seminário “As Mulheres no Futebol”
Lu Castro – Jornalista especializada em futebol feminino
Thais Picarte – Goleira do Santos e ex-goleira da seleção feminina
de futebol
Maria Clara – Zagueira e titular da equipe Sub-11 da Escolinha
Meninos da Vila SLZ (filial do Santos em São Luiz, no Maranhão)
Marcia Andrea Ferreira Pereira – Presidenta do Tribunal de Justiça Desportiva do Maranhão
Federação Maranhense de Futebol
Domingo 26/4 – 8h às 13h – Torneio de Futsal Feminino