Rita Benneditto feat. Jaime Alem no Lençóis Jazz e Blues Festival

Após mergulhar na cultura afro-brasileira, Rita Benneditto volta à cena em um show
que retoma sua face de intérprete intimista e melódica, com um olhar atento às relações humanas, trazendo à tona o amor, a amizade, a solitude, as ilusões e desilusões que brotam do inesgotável repertório de sentimentos.

Rita Benneditto e Jaime Alem. Foto: Alexandre Moreira

Este roteiro afetivo é a tônica de “Suburbano Coração – Rita Benneditto convida Jaime Alem”, espetáculo que será apresentado no dia 24 de agosto (sábado) às 20h no 11º Lençóis Jazz e Blues Festival, no Circuito Barreirinhas, nos Lençóis Maranhenses em Barreirinhas.

Rita vai apresentar seu show “Suburbano Coração” no segundo dia do festival de jazz e blues. Nele, as interpretações de Rita Benneditto aparecem emolduradas pelos instrumentos de cordas do maestro, compositor e arranjador Jaime Alem; que imprime levadas criativas às canções que se destacam nestas novas versões.

– Trata-se de um encontro musical que se iniciou com o convite que fiz ao maestro para dirigir o projeto Três meninas do Brasil, lançado em 2008, e desde então alimentamos o desejo de realizar uma nova parceria num formato mais acústico. Após longa pesquisa, buscamos retratar, por meio de canções, a teia de sentimentos tecidas pelas cordas do coração e pelas vias da cidade e suas periferias. A corda é a grande metáfora deste show. Ela se refere tanto às cordas vocais, às cordas do violão e da viola, quanto às cordas do coração. Aquelas pelas quais, em sentido figurado, passam os sentimentos de amor, amizade, solidão, saudade e desilusão, expressos nas músicas do repertório – músicas compostas originalmente como baladas e canções. Por isso, optamos por emoldurar as canções apenas com instrumentos de cordas – explica a cantora.

A bela “O Sal da Terra” de Beto Guedes; uma versão de “The way we where”, sucesso
de Barbra Streisand; “Foi Deus que fez você”, pérola do cancioneiro popular já gravada
por Amelinha; a nostálgica “Hoje”, de Taiguara; “Meu lugar”, de Arlindo Cruz; a
contundente Rosa de Hiroshima; de Gerson Conrad e Vinicius de Moraes; e a poética
“No tempo dos quintais” de Sivuca, fazem parte do abrangente mosaico esculpido por
Rita e Jaime além.

Além destas músicas, há outras pinçadas dos repertórios dos discos anteriores de Rita: Impossível acreditar que perdi você”, de Márcio Greyck e Cobel; Maiúsculo, de Sérgio Sampaio; O conforto dos teus braços”, de João Linhares; Tem quem queira” de Antônio Vieira, entre outras.

Esta é a minha estratégia para continuar fazendo uma música de qualidade, relevante do ponto de vista artístico e cultural e independente de pressões mercadológicas – argumenta a cantora que, contrariando os prognósticos de alguns executivos de gravadoras, transformou sua Tecnomacumba, em senha e estética de grande alcance.

Em “Suburbano Coração”, Rita Benneditto dá continuidade à inquietação criativa e ao
desejo de experimentar – sem perder a coerência e a assinatura artísticas que a
transformaram numa referência de qualidade na cena musical brasileira.

SERVIÇO
11º Lençóis Jazz e Blues Festival – Rita Benneditto convida Jaime Alem
Dia: 24 de agosto de 2019 (sábado)
Horário: 20h
Local: Circuito Barreirinhas – Beira Rio – 11º Lençóis Jazz e Blues Festival

Fonte: Ascom

Comentários Facebook

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *