A canção Qualhira foi escrita por Zeca Baleiro, especialmente, para o espetáculo que acontece na Pequena Companhia de Teatro nesta sexta (23/8) e sábado (24/8), com direção do teatrólogo Marcelo Flexa. Repertório do show reúne 15 canções que buscam uma representatividade homoafetiva.
Claudio com a lira terá as participações especiais de Vinna, no dia 23 (sexta), e Tássia Campos, dia 24 (sábado), além da discotecagem de Jorge Choairy. Claudio Lima será mais uma vez acompanhado por Toti Moreira e Luís Cruz (violão, guitarra, percussão e bateria). No repertório, além de composições de Johnny Alf, Renato Russo, Milton Nascimento, Chico Buarque, Gilberto Gil, Cazuza, Ângela Rorô e Caio Prado, Claudio Lima vai interpretar Qualhira, composição inédita de Zeca Baleiro.
A lira no título do espetáculo está representada pelo violão, instrumento dos trovadores modernos, e pelo lirismo das letras. O título faz também uma brincadeira com o termo pejorativo local “qualhira” atribuído a homens afeminados, delicados ou gays.
Claudio com a Lira é mais uma faceta de uma carreira marcada pela diversidade. Em seus três discos, o intérprete cantou clássicos da música americana, como My Funny Valentine, grandes compositores brasileiros, como TomZé e Tom Jobim e canções dos maranhenses Josias Sobrinho, Cesar Teixeira e Bruno Batista, entre outros.
Zeca – Menos de um mês depois do show de estréia de COM A LIRA, em maio último, Cláudio Lima recebeu uma ligação de Zeca Baleiro dizendo que tinha feito uma canção especialmente pra ele. “Fiquei imensamente feliz, primeiro porque é a primeira vez que vou cantar uma música de Zeca; e também porque a canção tem tudo a ver com aquilo que eu quero dizer nesse momento”, afirma o cantor.
Serviço:
Cláudio com a Lira
Pequena Companhia de Teatro, rua do Giz.
Dias 23 e 24 de agosto, às 20h – Centro Histórico
Participações especiais: DJ Jorge Choairy, Vinna (dia 23) e Tássia Campos (dia 24)
Apoio Cultural: BR-135 e Cervejaria Dona