A 13ª Feira do Livro de São Luís (Felis), será realiza entre os dias 11 e 20 de outubro, com mais de 600 atividades entre palestras, debates, apresentações artísticas e lançamentos de livros. Autores maranhenses e de outros estados estarão presentes. O tema da Feira do Livro de 2019 é “Brasil atemporal na obra de Aluísio Azevedo”.
![](http://pedrosobrinhonews.com.br/wp-content/uploads/2019/09/feiradolivro-300x200.jpg)
O anúncio foi feito nessa terça-feira (24/9), no Centro Cultural e Administrativo do Ministério Público do Maranhão, na capital maranhense. O evento reuniu membros e servidores do MPMA, autoridades, gestores e representantes da Prefeitura de São Luís, além de apreciadores de literatura e cultura.
Depoimentos
No começo de seu discurso, o procurador-geral de justiça, Luiz Gonzaga Martins Coelho, prestou homenagens ao patrono da edição de 2019 da Felis, o escritor Aluísio Azevedo, citando trechos de obras do célebre autor maranhense.
Ressaltou também que o Ministério Público entende o direito à cultura como basilar da dignidade da pessoa humana, conforme preconiza a Constituição de 1988.
– Em razão disso, criamos este Centro como forma de fazer da cultura um dos veículos de prestação de contas de nossas atividades. Por meio da educação voltada aos Direitos Humanos, reforçamos a democracia e os princípios republicanos que a instituição ministerial deve proteger – enfatizou, destacando a importância do local de lançamento e da Felis.
Também agradeceu ao prefeito Edivaldo Holanda Júnior pela oportunidade de parceria na organização de atividades na Feira do Livro.
– A cerimônia de hoje já demonstra as diversas faces da Feira do Livro. Viva a arte, viva a cultura, viva o cidadão e viva São Luís, cidade que respira arte e literatura! – disse.
O secretário municipal de cultura, Marlon Botão, agradeceu a todos que contribuem para a realização da Feira do Livro, especialmente ao Ministério Público.
– Hoje nós estamos em uma casa que é referência para o cidadão de São Luís, e a participação do Ministério Público só fortalece a nossa ação, porque aqui está um exemplo de comprometimento e resguardo do bem público – comentou.
Encerrando os pronunciamentos, o prefeito Edivaldo Holanda Júnior também agradeceu o apoio recebido do Ministério Público e de todas as entidades, empresas e órgãos que ajudam a organização da Feira do Livro.
– Vamos dar continuidade a este tão importante evento, o maior encontro literário do estado. A Prefeitura não tem condições de realizar a Feira sozinha. Por isso, deixo o meu agradecimento a todos os parceiros – ressaltou.
Igualmente se pronunciaram na solenidade a coordenadora da Felis, Rita Oliveira; o presidente da Associação dos Livreiros do Maranhão (Alema) Hélio Ricardo Macedo; além das representantes do Serviço Social do Comércio (Sesc), Maria Regina Silva Soeiro, e da empresa Vale, Gisele Brito, parceiras na organização do evento.
Atividades
O lançamento foi aberto pelo Coral Vozes do MP, que interpretou a canção “Louvação a São Luís”, do poeta Bandeira Tribuzi, consagrada como hino da capital maranhense. Cantou também outras músicas célebres de compositores do Maranhão.
A programação teve, ainda, a apresentação da série audiovisual “Aos Olhos do Criador”, do diretor Joan Santos, com exibição do episódio piloto. A série é uma homenagem à cultura e à exuberância natural do Maranhão, em imagens aéreas.
Houve, ainda, varal de poesia de cordel, exposição de artesanato do Programa de Assistência Integrada ao Aposentado (PAI) e sarau poético com o Grupo Leia Mulheres, além de apresentações musicais.
Do MPMA também estiveram presentes Eduardo Jorge Hiluy Nicolau (corregedor-geral do MPMA); Paulo Silvestre Avelar Silva (diretor das Promotorias da Capital); Emmanuel Guterres Soares (diretor-geral da PGJ); Raimundo Nonato Leite (diretor da Secretaria de Planejamento e Gestão) e Márcio Thadeu Silva Marques (diretor da Escola Superior do ministério Público).
Compareceram, ainda, os promotores de justiça Cláudio Rebêlo Alencar (coordenador do CAOp-ProAd); Luís Fernando Cabral Barreto Júnior (coordenador do CAOUMA) Gabriele Gadelha (coordenadora do (CAOp-PIPD ), Ilma de Paiva (coordenadora do CAOp-Saúde); e Karla Adriana Holanda Farias Vieira (coordenadora de pós-graduação da ESMP).