O Centro Cultural Vale Maranhão apresenta até sábado (28/9), a exposição Redes do Maranhão, inaugurando a série VITRINE MAPEARTE.
As redes estão expostas no saguão do CCVM para mostrar o que vem sendo documentado no projeto MAPEARTE, que, desde 2017, já identificou 3.335 artesãos em 60 cidades maranhenses. O projeto tem o apoio do Governo do Maranhão e o patrocínio da Vale.
A exposição Redes do Maranhão reúne 25 peças vindas de 14 cidades, mostrando um pouco da diversidade de técnicas e materiais presentes no artesanato maranhense. Da riqueza das fibras vegetais à tecelagem manual de algodão, passando pelo uso de retalhos de tecido, de embalagens plásticas e até do nylon de guarda-chuvas quebrados, com varandas elaboradas ou sem elas, são peças cheias de estilo e beleza, criadas por artesãos maravilhosos.
Mapearte
O artesanato maranhense é bastante diverso e tem alta qualidade de execução, mas ainda é pouco conhecido em âmbito nacional e mesmo local. O Mapeamento do Artesanato Maranhense (Mapearte) é um projeto que identifica artesãos em atividade no Maranhão com a finalidade de divulgar seu trabalho e criar oportunidades de renda. A primeira etapa do projeto prevê o mapeamento em 100 municípios.
O CCVM apoia o projeto em ações de divulgação, procurando dar amplitude a essa iniciativa, que é inédita no país. Em 2017 realizamos a exposição Hiorlando, reunindo a obra do artista popular descoberto pelos pesquisadores do Mapearte
Serviço
O quê: Exposição Redes do Maranhão – VITRINE MAPEARTE
Quando: Aberta à visitação até o dia 28 de setembro, de terça a sábado, das 10h às 19h.
Onde: Saguão do CCVM. Endereço: Av. Henrique Leal, 149- Praia Grande, São Luís/MA- CEP: 6510-160. Informações: 3232 6363.