Saiba a programação do Festival BR-135 em Imperatriz

O BR Instrumental realiza sua segunda edição fazendo a conexão entre a BR-135 e a BR-010 para chegar a Imperatriz nos dias 11 e 12 de outubro, com shows na Concha Acústica da Beira Rio (Beirosa).

Camarones Orquestra Guitarrística e Manoel Cordeiro. Foto: Divulgação

O festival reunirá Bixiga 70, ATR, Guitarrada das Manas, Camarones Orquestra Guitarrística e Manoel Cordeiro, Luh del Fuego e Las Pupilas Dilatadas, além de atrações locais: Maranhão Musical, Chiquinho França, Sonia Guajajara e Orquestra Sanfônica Acordes do Campestre.

Nas pickups, o Forró Red Light, além de performances da Trupe de Habilidades Circenses, Jô Peteleco e da poeta Lilia Diniz, e discotecagem das DJs Sandra Marley e Juliana Alba. Toda a programação é gratuita e a concepção é da dupla Criolina, formada por Luciana Simões e Alê Muniz. O Festival BR 135 Instrumental é uma realização do Ministério da Cultura com patrocínio do Atacadão. A programaçã o completa está disponível no site www.festivalbr135.com.br.

O evento estreou em 2017 como uma primeira etapa do Festival BR135 daquele ano, quando ocupou o Mercado das Tulhas e o palco da Praça Nauro Machado, em São Luís. E agora, para esta segunda edição, sai da ilha rumo ao sertão.

– É a primeira ação do festival fora da capital maranhense, movimento natural de um projeto que nasceu com o propósito de movimentar a cena local por meio da troca de experiências com os diversos setores do mercado da música, construindo pontes e diálogos – afirma Alê Muniz.

A intenção é aproximar esses dois universos culturais: o de São Luís, ilha com forte influência das marés e dos sotaques do bumba-meu-boi, do reggae e do tambor de crioula; e o de Imperatriz, sul do Maranhão, cidade banhada pelo rio Tocantins, um Maranhão do sertão, da sanfona, das fanfarras e das quebradeiras de coco.

– Mais do que um festival de música, esta edição será um painel de vivências da cultura amazônica do Brasil profundo, com forte influência indígena, que se reflete na música e também em diversas manifestações – afirma Luciana.

Guitarrista maranhense Chiquinho França. Foto: Samuka PG

História – O BR135 começou em 2012, no Circo da Cidade, com shows de bandas locais, na base da colaboração. No ano seguinte teve duas edições na praia e dois shows no Teatro Artur Azevedo, em homenagem a dois marcos da música maranhense: o álbum Bandeira de Aço (Edições Marcus Pereira, 1978) e João do Vale 80 Anos.

Um ano depois o festival ocupou definitivamente o centro histórico da capital maranhense, em dobradinha com a etapa formativa do evento, o Conecta Música. A programação conta com palestras, workshops, oficinas e rodada de negócios.

Nesses sete anos passaram pelos palcos do BR135, entre outros, Arnaldo Antunes, Siba, Céu, Curumim, Mombojó, Felipe Cordeiro, Dona Onete, Criolina, Baiana System, Pinduca e Orquestra Brasileira de Música Jamaicana, além de mais de 40 bandas selecionadas por um edital aberto para artistas de todo o país. Em 2018 o festival reuniu mais de 70 mil pessoas no centro histórico de São Luís.

2º BR 135 INSTRUMENTAL
Imperatriz, dias 11 e 12 de outubro de 2019
Onde: Concha Acústica da Beira Rio (Beirosa)
PROGRAMAÇÃO GRATUITA
Realização: MINC e Patrocínio do ATACADÃO
Mais informações: Assessoria de Imprensa 98 9 81791113
e site www.festivalbr135.com.br

PROGRAMAÇÃO
Dia 11 – sexta-feira

18h – Maranhão Musical
18h30 – DJ Sandra Marley
19h – Lilia Diniz (poeta)
19h30 – Chiquinho França in Concert
20h30 – Forró Red Light
22h – ATR
23h – Bixiga 70

Dia 12 – sábado

17h30 – Trupe de Habilidades Circenses e DJ Juliana Alba
18h30 – Pipoca e Poesia com Jô Peteleco
19h – DJ Juliana Alba
19h30 – Orquestra Sanfônica Acordes do Campestre
20h30 – Sônia Guajajara
21h – Luh del Fuego e Las Pupilas Dilatadas
22h – Guitarrada das Manas
23h – Camarones Orquestra Guitarrística e Manoel Cordeiro

Comentários Facebook

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *