Xênia França é mais uma atração confirmada para edição 2019 do Festival BR135, em São Luís. Ela faz show no dia 28 de novembro, na praça Maria Aragão, localizado na avenida Beira-Mar, Centro Histórico da capital maranhense.
Diáspora africana
Nascida em Candeias e criada em Camaçari, na Bahia, ela se mudou para São Paulo, em 2014, e ficou conhecida por integrar a big band Aláfia, formada em 2011. Mas sua estreia solo, o disco “Xenia”, lançado em 2017, fez os holofotes se voltarem para a artista.
Graças a esse trabalho ela foi indicada para o Grammy Latino de 2018, concorrendo nas categorias: melhor álbum pop contemporâneo e Melhor canção em Língua Portuguesa, com a canção, “Para que me chamas?”
No álbum ela reúne influências de diversos gêneros da música negra, como o jazz, samba-rock, yorubá e R&B.
No disco produzido por Lourenço Rebetez, Pipo Pegoraro e coprodução da própria artista, “XENIA” reverencia o som que vem da diáspora negra.
Empoderada
Também em 2018, Xênia foi indicada para o Women Music Award. A cantora defende o resgate e a disseminação da cultura Afro-brasileira, sendo uma referência de empoderamento para o público feminino, principalmente entre as mulheres negras.
Em 2018 subiu ao palco do Summerstage no Central Park, em Nova York um dos mais importantes festivais dos Estados Unidos. Se apresentou também na Philadelphia e no Teatro Pablo Toblón em Medellín, na Colombia.
Em 2019, o álbum segue rendendo bons frutos. Além de ter estrelado a capa de fevereiro da revista Marie Claire, Xenia está confirmada no badalado festival americano SXSW (Texas).
Xênia fez um duo com o cantor Seal, no palco Sunset do Rock in Rio, realizado em setembro deste ano, Ela já se apresentou nos palcos de festivais famosos como o Recbeat, Coma e Coala, e se apresenta pela primeira vez no Festival BR135.
“Talk” em São Luís
Em agosto deste ano, mais precisamente nos dias 17 e 18, Xênia França esteve em São Luís, a convite do duo Criolina, onde participou da roda de conversa, “MERCADO DA MÚSICA”, promovido pelo SEBRAE-MA.