Itaú Cultural abre inscrições para curso à distância para universitários

O Itaú Cultural nesta quarta-feira (13/11), as inscrições para o curso de ensino à distância (EAD) Dramaturgia Negra: A Palavra Viva, que acontece entre janeiro e março de 2020, direcionado a estudantes de teatro de todo o país.

Dione Carlos é dramaturga formada pela SP Escola de Teatro. Cursou Jornalismo na Universidade Metodista de São Paulo. Foto: Google/Divulgação

Inspirado pela convocatória a­_ponte, que nos dois últimos anos mobilizou este público com o chamamento para a inscrição de espetáculos criados no ambiente da academia, o Núcleo de Artes Cênicas do instituto busca estreitar o contato com esse segmento.

Desta vez, a proposta é possibilitar discussões e estudos à respeito da dramaturgia com foco multicultural, refletindo sobre influências desde o teatro egípcio até a dramaturgia negra contemporânea, além das heranças indígenas-afro-brasileiras.

As inscrições estão abertas até o dia 19 (terça-feira) e a lista de selecionados será divulgada no dia 13 de dezembro, no site www.itaucultural.org.br.

Seletiva

Com 40 vagas, o curso utiliza uma plataforma online, o que possibilita a participação pessoas de qualquer parte do país. A seleção será feita através de carta de interesse e de currículo. No momento da inscrição o estudante deverá anexar o comprovante de matrícula da instituição de ensino relacionada às artes cênicas à qual é vinculado.

Aulas

Formada pela SP Escola de Teatro e com 15 textos encenados, a dramaturga Dione Carlos comanda o EAD Dramaturgia Negra: A Palavra Viva. O cronograma do curso é composto por um período de ambientação do aluno na plataforma digital, seguido pela sequência de quatro aulas que incluem vídeo-aula, aula escrita e leitura. A interação segue, ainda, por meio de um fórum entre alunos, uma vídeo conferência com a professora e a escrita de cenas curtas, com devolutiva do corpo pedagógico.

A série de aulas tem como temáticas As Matrizes Negras da Dramaturgia, Entre Teatros e Dramas: Universos Cênicos, Teatro Brasileiro: Indígenas e Negros como os Primeiros Atores e Dramaturgias e Escrevivências. Nesse percurso, os alunos pesquisarão, ainda, as influências predominantes nas obras de três dramaturgas contemporâneas: Fernanda Júlia Onisajé, da Bahia, Viviane Juguero, do Rio Grande do Sul, e Cristiane Sobral, do Distrito Federal.

Sobre a professora

Dione Carlos é dramaturga formada pela SP Escola de Teatro. Cursou Jornalismo na Universidade Metodista de São Paulo. Atua em parceria com cias de teatro. É orientadora artística do Núcleo de Dramaturgia da Escola Livre de Santo André e dramaturga convidada do projeto espetáculo da Fábrica de Cultura da Brasilândia. Possui 15 textos encenados, publicações em revistas, sites e coletâneas de dramaturgia. Foi convidada pela Embaixada do Brasil na Grécia para representar o Brasil no Dia Internacional da Língua Portuguesa, tendo palestrado no Museu da Ácropole em Atenas, em maio de 2019.

Lançou seu primeiro livro, Dramaturgias do Front, em 2017, e dois anos depois integrou a publicação Dramaturgia Negra, com o texto Ialodês, escrito para a Cia Capulanas de Arte Negra. Foi responsável, em 2018, pela curadoria das ações formativas do Festival Ibero Americano de Artes Cênicas Mirada, em Santos, e em 2019 assinou a curadoria do Dramaturgias II e do Festival Nacional de Teatro de Piracicaba (Fentepira).

SERVIÇO:

EAD Dramaturgia Negra: A Palavra Viva

Inscrições:

De 13 a 19 de novembro de 2019

Pelo site www.itaucultural.org.br

Curso:

De 16 de janeiro a 1º de março de 2020

Fonte: Ascom/Itaú Cultural

Comentários Facebook

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *