Quatro poetas maranhenses no edital do Itaú Cultural

O Maranhão teve quatro poetas selecionados no quinto edital Literatura, dentro da série Arte como Respiro: múltiplos editais de emergência, lançada no início de abril, dedicada a apoiar os artistas sujeitos a atuar isoladamente durante o período de suspensão social. O edital propôs um exercício literário de olhar do futuro da humanidade e de cada indivíduo na pós-pandemia.

Poeta Celso Borges; um dos selecionados pelo Itaú Cultural na área de Literatura. Foto: Arquivo

Foram contemplados 200 trabalhos de 24 estados diferentes, nas categorias Escrita – prosa ou poesia e Poesia Falada – vídeo. O Maranhão os poetas contemplados são: Celso Borges, Adriana Gama de Araújo, Gustavo Marques da Silva Castro e Ícaro Novaes

Os nomes dos selecionados e selecionadas já estão disponíveis no site do Itaú Cultural (www.itaucultural.org.br) do edital da série Arte como respiro: múltiplos editais de emergência.

Foram recebidas inscrições de todas as regiões do país com temáticas diversas como feminismo, questões indígenas, raciais e de gênero e textos com humor. No total, foram selecionados 200 trabalhos de autores de 24 estados do país de diferentes perfis sociais, de escolaridade, étnicos e de gênero.

– Acredito que essa diversidade valoriza, primeiramente, todos os inscritos e, particularmente, os selecionados e selecionadas – observa o gerente do Núcleo de Audiovisual e Literatura, Claudiney Ferreira.

Para Eduardo Saron, dirigente da instituição, a iniciativa do Itaú Cultural de construir e realizar esses processos de seleção em várias áreas de expressão fortalece e valoriza a produção cultural neste momento de quarentena.

– Quando realizamos o mapeamento de todos os selecionados desses editais, percebemos claramente a relevância e a necessidade de estarmos próximos de artistas e pesquisadores neste período de suspensão social e, consequentemente, dar voz a essa múltipla produção artística que está sendo feita no universo digital – conclui Saron.

Entre os trabalhos recebidos, a equipe do Núcleo de Audiovisual e Literatura, ao lado de colaboradores das áreas artísticas da instituição, selecionou 175 projetos na categoria Escrita – prosa ou poesia e 25 na categoria Poesia Falada – vídeo.

– Ficamos muito felizes com a qualidade geral dos 200 selecionados nas duas categorias e acredito que o importante foi que as pessoas escreveram e se expressaram sobre seus otimismos e angústias sobre o futuro – avalia Ferreira.

 

Comentários Facebook

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *