A Pequena Companhia de Teatro, através da Lei Aldir Blanc, promove a V Semana Imperatrizense de Teatro, a partir desta quarta-feira (2/12) e vai até 13 de dezembro de 2020, com apresentações de espetáculos sempre às 19h e a realização de debates a cada dois dias, sempre às 17h, através do canal do Youtube da Pequena Companhia de Teatro.
Ao longo de quatro edições a Semana Imperatrizense de Teatro tem dado oportunidades a grupos teatrais que pesquisam e com estéticas e temáticas variadas, discutirem seu ofício com atores e diretores, refletirem sobre os seus processos e debaterem seus espetáculos com a comunidade.
Em 2020, a quinta edição da mostra, em virtude das exigências sanitárias que o momento exige, acontece na página da Pequena Companhia no YouTube, onde serão veiculados dez trabalhos teatrais maranhenses (previamente gravados) e seus respectivos debates virtuais, fazendo um recorte da produção teatral que vem se desenvolvendo no Maranhão.
Programação
A programação com os 10 trabalhos selecionados, via edital lançado pela Companhia ao fim do mês de novembro, será exibida no YouTube da Pequena Companhia de Teatro e terão acessibilidade às pessoas surdas.
Dia 2/12 (quarta-feira), 19h – “A Serpente Branca” – Grupo SLZ
Dia 3/12 (quinta-feira), 19h – “O Teatro Hoje!” – Conversa com Kil Abreu e Pedro Vilela
Dia 4/12 (sexta-feira), 19h – “Cadê a Herança?” – EnCanto Coletivo Teatral
Dia 5/12 (sábado), 17h – Debate e às 19h – “As Sete Irmãs” – Francisco José de Sousa Marques Júnior
Dia 6/12 (domingo), 19h – “Frida !” – Rosa Ewerton Jara
Dia 7/12 (segunda-feira), 17h – Debate, e às 19h – “Enquanto Shakspeare Não Vem” – Jordania da Conceição Silva
Dia 8/12 (terça-feira), 19h – “O Circo Sai da Mala” – Helenilda Soares Frazão
Dia 9/12 (quarta-feira), 17h – Debate e ás 19h – “João Paneiro” – Jorge Milton Ewerton Santos
Dia 10/12 (quinta-feira), 19h – “Aquecendo Pra Subir na Vida” – Coletivo O Circo tá na Rua
Dia 11/12 (sexta-feira), 17h – Debate e às 19h – “Dois” – Cristhiane Cardoso Pereira
Dia 12/12 (sábado), 19h – “Palhaça ContaCena” – Jô Santos
Dia 13/12 (domingo), 17h – Debate
Conferencistas
No dia 3/12, uma conversa virtual com Kil Abreu e Pedro Vilela pretende jogar em cena a situação do teatro hoje. Perspectivas, panoramas e possibilidades de se pensar a arte dos palcos num mundo em isolamento social em decorrência de uma pandemia.
Kil Abreu
Kil Abreu é jornalista, crítico, curador e pesquisador do teatro. Foi diretor do Departamento de teatros da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo. Escreveu para o jornal Folha de São Paulo e coordenou por oito anos a Escola Livre de teatro de Santo André. Compôs os júris dos principais prêmios do teatro brasileiro, como Shell e APCA. Fez a curadoria de festivais como os de Curitiba, Festival Recife do teatro nacional, Festival internacional de teatro de São José do Rio Preto e das atividades reflexivas da Mostra Internacional de Teatro de São Paulo (MITsp). Edita, com Rodrigo Nascimento, o site Cena Aberta – teatro, crítica e política das artes. É curador no Centro Cultural São Paulo e membro da IACT/AICT – Associação internacional de críticos de teatro.
Pedro Vilela
Pedro Vilela é mestre em Artes Cênicas pela Universidade Federal da Bahia e Licenciado em Educação Artística pela Universidade Federal de Pernambuco. Nos últimos anos tem se multiplicado nas funções de gestor, encenador, curador, ator e crítico teatral.
Em 2012 foi escolhido entre 13 latino-americanos para integrar o WEYA – World Event Young Artist, em Nottingham (UK), no ano seguinte foi apontado pela revista especializada em teatro, AntroPositivo, como um dos principais encenadores do Brasil, e em 2017 integrou o Programa Mommentum, promovido pelo British Council, que visa estreitar laços entre artistas do Reino Unido e do Brasil. Em 2018 foi convidado a integrar o Programa InResidence na cidade do Porto, resultando na pesquisa intitulada Os bons Colonizadores.
Atualmente é curador da Central Eléctrica – Espaço Circolando, em Portugal, além do TREMA! Festival de Teatro, um dos principais eventos voltados para as artes performativas do Brasil, realizado em Recife.
É com esta diversidade de programação que a Pequena Companhia de Teatro se propõe a mais uma vez oferecer uma oportunidade de compartilhar produções, estimular processos, alavancar novas propostas cênicas e incentivar o enfrentamento criativo para um estado de nebulosidade sem precedentes para as artes cênicas no país e no mundo.
Para mais informações: https://www.pequenamostra.com/