BaianaSystem lança OxeAxeExu e faz passeio pela Tanzânia

O antropólogo HERMANO VIANNA, irmão do músico HERBERTH VIANA, dos PARALAMAS DO SUCESSO, escreveu uma resenha em que ele diz: “quero um mundo vacinado para ver o BaianaSystem desfilar no CARNAVAL. A banda baiana lança o seu quarto álbum “OXEAXEOXU, com sete faixas e destaque para o single REZA FORTE, com feat de BNegão, ex-PLANET HEMP. Traduz HERMANO VIANNA: é uma música com gostinho de festa em tempos de PANDEMIA.

Cá comigo, quando a internet surgiu, imaginávamos que haveria explosão de diversidade no consumo de pensamento/arte. Porém continuamos, reféns de poucos canais de distribuição de novidades. E o rádio continua no lugar comum, tocando o mais do mesmo, para a infelicidade geral da Nação em busca de novas sonoridades no vasto mundo da música.

O álbum OXEAXEEXU será apresentado em três partes caracterizadas como “atos” por Russo Passapusso (voz), Roberto Barreto (guitarra baiana) e Seko Bass (baixo).

A primeira parte, NAVIO PIRATA, foi lançado em 12 de fevereiro e inclui REZA FORTE, música inédita gravada pela BaianaSystem com o rapper carioca BNegão.

A segunda parte do álbum OXEAXEEXU se chama Recital instrumental e tem lançamento agendado para 5 de março. Já a terceira e última parte do disco, América do Sol, sai em 26 de março.

Navio Pirata em passagem pela Mãe África

Quanto a Tanzânia, é um país da África Oriental, exemplo da influência árabe no continente. Das ruas da maior e mais populosa cidade do país, Dar es Salaam, bomba nos soundsystems a singeli music, gênero musical de ritmo acelerado como a agalopada axé music baiana ou batidão veloz do funk de 150BPM.

A singeli music é a matéria-prima da faixa mais expressiva de NAVIO PIRATA, NAULIZA (Makaveli, Jay Mitta, Russo Passapusso, Roberto Barreto e Seko Bass), música cantada no dialeto suaíli, língua falada nas ruas de Dar es Salaam. Coautores da música, o DJ e produtor musical Jay Mitta e o cantor Makaveli se juntam à BaianaSystem na gravação de Nauliza.

Por deslizar sobre águas imersas em ancestralidade, o disco Navio pirata cruza fronteiras com devoção ao sagrado. Pra encurtar conversa OXEAXEOXU é um verdadeiro banho de descarrego em um BRASIL carregado.

Alquimia Sonora

Voltando para HERMANNO para fechar o texto de forma positiva: “a qualidade musical, sempre crescente, da música do BaianaSystem orienta o CARNAVAL.

É um dos principais focos de vitalidade/criatividade na cultura brasileira/mundial nos dias atuais. As incursões pelo samba-reggae, pelo dub, pelo rap, pelo pagodão, pela Nação Zumbi, pelas tradições variadas da guitarra baiana formam a base para experiências vitoriosas em termos artísticos e de popularidade.

Pra quem não conhece, ouça e diga se acertei na mosca ? Pra quem já ouviu já pode dançar o SINGELI em arrastão em qualquer palco do mundo.

Comentários Facebook

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *