Célia Sampaio canta poesia de Maria Firmina dos Reis

Para marcar o lançamento do single “ELA”, Célia Sampaio, “DAMA DO REGGAE”, faz show neste sábado (9/10), às 18h, no Solar Maria Firmina, no Centro Histórico de São Luís.

Em quase 30 anos de careira Célia Sampaio sempre interpretou músicas ligadas a luta religiosa afro-maranhense e brasileira, assim como também conscientização sobre a importância da mulher negra na sociedade e demais lutas das camadas populares afro-indígenas.

Esse registro fonográfico foi produzido por Adnon Soares, músico e produtor musical da cena contemporânea ludovicense, sendo um elo entre a musicalidade maranhense e o gênero do reggae roots jamaicano.

Poema musicado

A poeta Maria Firmina dos Reis reverbera em suas obras sentimentos como amor, beleza, união e resistência contra o racismo, trazendo versos que potencializam a poesia romântica afro brasileira produzida no Maranhão entre o final do século XIX e início do século XX.

A poesia “Ela” de Firmina foi musicada pela cantora e compositora paraibana Socorro Lira, que realiza trabalho de pesquisa envolvendo literatura e música brasileira, sendo autora de diversos álbuns; tendo cedido gratuitamente o trabalho Célia Sampaio.

Comentários Facebook

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *