Selecionados para a Semana Imperatrizense de Teatro

A Pequena Companhia de Teatro promoverá entre os dias 19 e 28 de novembro a VI SEMANA IMPERATRIZENSE DE TEATRO que, repetindo o formato do ano passado, acontecerá de modo não presencial e on line no canal da Companhia de Teatro no YouTube, sempre a partir das 19h.

A programação da Mostra conta com apresentações de espetáculos, debates e encontros reflexivos com artistas e pesquisadores em linguagens e políticas culturais.

Foram selecionados 10 trabalhos para compor a programação da Mostra, que serve como mapeamento das produções teatrais ocorridas durante período de confinamento devido às normas sanitárias impostas pela pandemia do novo coronavirus

Por ordem alfabética:

“As Palhaças – No novo não normal” de Alinie Moura do Carmo

“As Três Fiandeiras” do grupo Xama Teatro

“Cadeira de Balanço” de Carlos Eduardo Gehlen Filho

“Cordel na Fogueira” da Santa Ignorância Cia. de Artes

“Corpo água em corpo carne” de Matheus Henrique Araujo Sousa

“Couraça” de Leônidas Portela

“Está tudo bem” de Pedro Henrique Bezerra Lopes

“O Rádio” de Necylia Maria da Silva Monteiro

“O Sorriso do Palhaço de Deus” de Junior Marks

“Ópera do Malandro” do EnCanto Coletivo Cultural

Os encontros reflexivos acontecerão na plataforma “Zoom” e estarão disponíveis também no Youtube.

Dentre os nomes confirmados estão os dos criadores da Mostra, Cláudio Marconcine (ator da Pequena Companhia de Teatro), Lio Ribeiro, Gilberto Freire de Santana e Marcelo Flecha (diretor da Pequena Companhia de Teatro) que discutirão as circunstâncias, meandros e transformações da produção teatral na década e meia que a mostra perpassou o fazer teatral no estado.

Um segundo encontro reflexivo contará com a presença de Guilherme Bonfanti (SP) e Marcelo Flecha (MA), que conversarão sobre as práticas de iluminação não convencional em espaços não convencionais, como instrumento de independência criativa e democratização de estéticas viáveis para o Maranhão, estado que não possui aparelhos teatrais nem equipamentos de luz na maioria dos seus municípios.

Num outro encontro reflexivo, Vinícius Piedade (SP) e Lauande Aires (MA) conversarão sobre autonomia, viabilidade, sustentabilidade, conflitos, preconceitos e agruras do espetáculo-solo, onde será lançado um olhar problematizador a respeito de montagens que tem como sustentáculo o desempenho de um único ator em cena.

Fernando Yamamoto (RN) e Gisele Vasconcelos (MA), debaterão sobre a lógica, mecanismos e desafios da produção teatral, virtual ou presencial, no biênio teatral afetado pela pandemia, e os desdobramentos, consequências e interferências no resultado final da cena.

Nelson Albuquerque (CE) e Donny dos Santos (MA), lançarão impressões sobre as políticas públicas estaduais, ou a ausências delas, nos estados do Maranhão e Ceará, traçando um paralelo sobre os modos de articulação da classe teatral, mecanismos de diálogo com o poder público, oferta de subsídios para pesquisa, montagem, circulação e estratégias para a profissionalização de coletivos.

A programação completa e detalhada pode ser acompanhada através das publicações nas páginas da Pequena Companhia de Teatro nas redes sociais Facebook e Instagram.

A realização da VI Semana Imperatrizense de Teatro acontece através de habilitação e seleção no Edital de Conexão Cultural – Fomento a Projetos, publicado pela Secretaria de Estado da Cultura – SECMA, através da Lei Aldir Blanc.

Para mais informações: (98) 98171-0108 / (98) 98771-7085

Comentários Facebook

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *